O papel de uma agência de marketing 360 graus para as empresas
Isso significa que o papel de uma agência de marketing 360 graus para empresas é ajudar a potencializar os seus objetivos…
6 minutos: esse será o seu tempo médio gasto para a leitura deste artigo
Imagem ilustrativa. Fonte: Canva.com.
Sem dúvidas você já ouviu falar em agências de marketing tradicional e agências de marketing digital. Mas, e nas agências de marketing 360 graus?
Neste artigo vamos compartilhar tudo o que você precisa saber na hora de contratar serviços de marketing 360 graus através de uma agência de marketing especializada.
De uma maneira resumida marketing é uma atividade que se concentra no desenvolvimento e implantação de estratégias para promover e vender produtos ou serviços de acordo com as necessidades e desejos dos clientes.
E para entender a necessidade do cliente a principal estratégia é entender a profundidade de cada mercado e o comportamento do seu consumidor.
Isto, porque o objetivo em qualquer negócio é voltado para o aumento nas vendas, na receita e na fidelização dos cliente da sua base.
E se estes são todos os objetivos básicos para implantar uma estratégia mercadológica, então para alavancar o seu negócio são necessárias algumas tomadas de ações para atingir a sua fatia de mercado de maneira certeira!
Aqui vamos compartilhar uma breve explicação seguindo uma linha de raciocínio sobre marketing tradicional e marketing digital de uma maneira temporal. Então, acompanhe!
Até os anos 80, as ações de marketing eram baseadas em meios tradicionais, como televisão, rádio, jornais e revistas.
As empresas investiam em campanhas publicitárias massivas, que visavam atingir o maior número possível de pessoas com o objetivo de aumentar o conhecimento da marca e gerar vendas.
A segmentação de público era genérica e as mensagens eram mais amplas. Não havia uma exatidão nos resultados de vendas, pois os cruzamentos de dados se baseavam em ações manuais.
Já nos anos 90, a tecnologia evoluiu com o surgimento dos meios digitais, como sites, e-mails e redes sociais, que permitiam uma comunicação mais direta e personalizada com o público-alvo.
Deste modo as campanhas de marketing se tornaram mais segmentadas e direcionadas e as métricas passaram a ser mais exatas, como por exemplo métricas de Google Analitycs, Google Ads e métricas de abertura de e-mails que são baseados em dados tecnológicos.
Além disso, a tecnologia ajudou muito no processo do acompanhamento do funil de vendas e na jornada do cliente dentro da base, tornando estes dados em fontes riquíssimas de informações sobre o os consumidores.
Até aqui, tudo certo?
Então vamos um pouco mais adiante…
Com a pandemia de 2019, o marketing digital se tornou essencial para as empresas.
No entanto, após quase 3 anos de restrições e confinamento, surgiu uma nova tendência de compra para o ano de 2023.
Com o tempo os consumidores começaram a sentir falta da experiência de comprar em lojas físicas novamente, o que gerou uma demanda presencial no varejo.
Uma pesquisa realizada pela Opion Box revela que em 2022:
– 73% dos consumidores, declararam ter feito compras online.
– 70% em lojas físicas;
– 63% optaram realizar compras por aplicativos; e
– 23% compraram online pelas redes sociais.
Essa tendência consiste em oferecer aos consumidores a opção de comprar online ou em lojas físicas, proporcionando uma experiência de compra mais flexível e personalizada.
Imagem ilustrativa. Fonte: Canva.com.
Compras online e lojas físicas
Vale a pena usar estratégias de marketing 360 graus para o ano de 2023? Esta é uma pergunta bem interessante! E a resposta é sim!
Os dados acima trazidos pela Opion Box são bem convincentes, veja o porquê:
1. os consumidores que declararam ter feito compras online se equiparam aos que declararam fazê-las em lojas físicas.
2. além disto, não podemos deixar de mencionar a relevância da compra pelos apps e pelas redes sociais.
Então a tendência para o comportamento do consumidor deste ano é a polarização dos perfis de compras dos consumidores.
Isso quer dizer que há diversos grupos com os mesmos interesses. E estando consicentes distos, as empresas que querem se destacar à frente de seus concorrentes necessitam realizar ações estratégicas omnichannel de marketing 360 graus para atender a demanda destes diversos grupos de consumidores.
As estratégias omnichannel são estratégias multicanais, ou seja, abrange vários canais para alcance do seu público-alvo.
Desta maneira, independente do porte e segmento, as empresas que implantarem as campanhas de omnichannel em 2023 proporcionarão uma experiência mais completa e envolvente para o seu cliente.
Ok, mas onde o marketing 360 graus se encaixa nesse contexto?
Te contaremos abaixo!
Atualmente ainda existem muitas empresas com perfis conservadores que praticam ações para aumento das vendas e receitas utilizando-se apenas do marketing tradicional como estratégia.
Há também as empresas mais modernas que são adeptas apenas ao marketing digital como estratégia de negócio.
E como estamos vendo neste artigo, as empresas que se posicionarem como omnichannel além de proporcionarem melhores experiências aos seus consumidores irão potencializar seus resultados financeiros.
E para ser multicanal é preciso realizar estratégia de marketing 360 graus, pois ambos andam juntos.
É a junção das estratégias mercadológicas das campanhas e ações de marketing tradicional com as ações e campanhas de marketing digital.
Isso significa não se limitar a estas ações de maneira isolada, e sim aproveitar todo o seu potencial para alcançar todos os grupos dentro do seu público alvo.
E é aqui que entra o papel de uma agência de marketing 360 graus para empresas e marcas! E é com essa visão que a Agência UXMarketing atua.
Continue lendo…
Imagem ilustrativa. Fonte: Canva.com.
O que é uma agência 360 graus de marketing?
Diferente de uma agência de marketing tradicional que foca apenas em ações offline por meios tradicionais, e uma agência de marketing digital que foca em ações na internet, uma agência de marketing 360 graus une as duas estratégias em uma só.
Isso significa que o papel de uma agência de marketing 360 graus para empresas é ajudar a potencializar os seus objetivos de maneira consistente e abrangente em todas as plataformas de comunicação e vendas.
São muitos estes objetivos: aumentar vendas, crescer a receita, obter reconhecimento de marca, reter clientes na base, ativar clientes da base, lançar um novo produto, e muitos outros…
No entanto, vale ressaltar que essa abrangência e consistência vai depender da necessidade, objetivo, verba e a estratégia de cada negócio, além da escolha certa de uma agência de marketing.
Agora você deve estar se perguntando quais os critérios devem ser considerados na hora de escolher uma agência de marketing 360 graus para o seu negócio?
Nós te daremos algumas direções logo abaixo.
Contratando a sua agência de marketing 360 graus
Vamos te dar algumas informações importantes na hora de escolher corretamente uma agência de marketing 360 graus antes da contratação.
Esteja atento à:
– Abordagem: se o atendimento pessoal, virtual ou telefônico lhe passou uma boa primeira impressão;
– Estrutura: campanhas de marketing 360 graus necessitam de equipes dedicadas para cada escopo de projeto. Por exemplo, para campanhas offline no ponto de venda é necessário uma equipe de trademarketing dedidcada, se a campanha tiver interligada com uma ação digital via acesso por QR code, será preciso ter uma equipe de digital dedicada para monitoramento da ação;
– Tecnologia: Verifique se a agência utiliza as melhores ferramentas de tecnologias para gerenciar campanhas de marketing;
– Cultura e valores: Verifique se a cultura e os valores da agência estão alinhados com os da sua empresa;
– Custo-benefício: Considere se os serviços oferecidos pela agência têm um bom custo-benefício em relação ao valor cobrado;
– Flexibilidade: Verifique se a agência é flexível o suficiente para lidar com as suas necessidades e expectativas;
– Inovação: Verifique se a agência está sempre em busca de inovação e se atualiza constantemente sobre as tendências de mercado;
É só seguir estas orientações que você não irá errar na hora da escolha!
Quais áreas fazem parte do marketing 360 graus?
Como o marketing 360 graus é a junção do marketing offline com o marketing digital, essa área acaba sendo maior que as demais áreas de marketing, por isso preparamos uma lista para você ter uma ideia de quais áreas compõe este setor.
– Marketing de conteúdo;
– Mídia social;
– E-mkt;
– SEO (pesquisa orgânica);
– SEM (anúncios online);
– Marketing de influência;
– Feiras e eventos;
– Marketing de relacionamento com clientes;
– Branding;
– Automação de marketing;
– Mobile
– Marketing de afiliados
– Geomarketing
– Pesquisa de mercado;
– Publicidade em rádio e TV;
– Anúncios em jornais e revistas impressas;
– Mala direta;
– Marketing de guerrilha;
– Telemarketing;
– Patrocínio;
Veja também dicas de campanhas para marketing 360 graus logo abaixo!
O que é plano de marketing 360? - 10 dicas de campanhas
Não poderíamos seguir esse conteúdo sem trazer sugestões para lhe ajudar a realizar as suas ações de marketing 360°.
Então, confira a lista que preparamos para que você possa desenvolver suas campanhas através de nossas ideias!
1. Eventos corporativos híbridos (online e presencial);
2. Cupons promocionais adquiridos em pdv com interação nas redes sociais;
3. Gestão de tráfego online com conversão humanizada;
4. SEO para ser encontrado nas redes de pesquisas;
5. Pesquisa de mercadológica digital;
6. Pesquisa mercadológica em pdv ou focus group;
7. Marketing de influenciadores;
8. Campanha publicitária em veículos impressos e digitais;
9. Campanhas promocionais digitais que levem o cliente ao pdv;
10. Campanha de marketing de afiliados;
Mas lembre-se que nem tudo são flores, por isso nos sentimos na obrigação de compartilhar os desafios que sua empresa pode encontrar na hora de montar a estratégia para suas campanhas de marketing sem ajuda de uma agência de marketing 360 graus.
Confira abaixo.
Apesar de parecer uma receita de bolo fácil, para implantar o marketing 360 graus, uma empresa precisa levar em consideração todos os pontos de contato que ela tem com seus clientes no âmbito offline e no digital.
Isso porque integrar todos estes canais em um plano de ações 360 graus de marketing é mais complexo do que parece.
E os desafios começam aqui na:
Coleta e análise de dados: Um desafio comum que as empresas enfrentam é coletar e analisar dados de diferentes fontes para obter uma visão completa do desempenho de suas campanhas de marketing.
Coerência e consistência da marca: Outro desafio que as empresas enfrentam é manter a coerência e consistência da marca em todas as plataformas e canais de marketing.
Integração das diferentes áreas da empresa: A implantação de uma estratégia de marketing 360° requer a integração de diferentes áreas da empresa, como vendas, atendimento ao cliente e desenvolvimento de produtos.
Mensuração do ROI: Um desafio comum que as empresas enfrentam é mensurar o retorno sobre o investimento (ROI) de suas ações de marketing.
Implementação efetiva da estratégia: Por fim, um desafio comum é a implementação efetiva da estratégia de marketing 360°, garantindo que todas as ações estejam alinhadas aos objetivos de marketing da empresa.
Iniciamos entendendo o conceito de marketing e explicamos que ele está diretamente ligado a ações mercadológicas para aumentar vendas e receitas e que ações de marketing 360 graus são estratégias que integram ações tradicionais e ações digitais de marketing para se obter alcance do público alvo, além de proporcionar a melhor experiência para o consumidor através do omnichannel.
Trouxemos também um panorama da tendência de compra do consumidor para o ano de 2023 para reforçarmos a importancia das ações de marketing 360 graus.
Além disso, demos orientações de com informações relevantes a se considerar na hora de escolher uma agência de marketing especializada em planejamento e campanhas 360 graus.
Passamos pelas áeas que contribuem para esse tipo de planejamento e como plus demos 10 dicas de campanhas nesta área.
Na sequência mencionamos também os desafios que toda organização enfrenta para implantar qualquer ação em relação as atividades de marketing.
E para fechar esse artigo com chave de ouro, um excelente resumo para um bom entendimento deste tema é:
O papel de uma agência de marketing 360 graus é ajudar empresas de diversos portes e segmentos a potencializarem seus resultados financeiros através de ações multicanais que só o marketing 360 graus proporciona.
Esse papel varia de acordo com as necessidades específicas de cada empresa, mas, em geral, a agência 360 graus pode desempenhar todas as funções para atender o objetivo e a demanda da empresa que o contrata.
Agradecemos pela leitura!
Se você gostou desse artigo, compartilhe em suas redes sociais!
As mais lidas:
O papel de uma agência de marketing 360 graus para as empresas
Isso significa que o papel de uma agência de marketing 360 graus para empresas é ajudar a potencializar os seus objetivos…
Core Web Vitals – o novo fator de ranquemento no Google
Ranquear e sair na frente do concorrente de forma orgânica não é uma meta de vaidade… Se manter no buscador que detém…
Institucional
Agência UXMarketing | CNPJ: 43.688.052/0001-05 | © UXMarketing 2023 – Todos os direitos reservados | Este site foi desenvolvido para performar com SEO pela Consultoria de Marketing da UXMarketing.
Utilizamos cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.